Animais, Raças e Carcaças
Ciclo de Produção e Abate
Tudo começa em Setembro quando os carneiros e as ovelhas são avaliados em termos das suas compatibilidades e ajustes a fazer no crescimento e alimentação.
Outubro é o mês em que os carneiros são chamados a cobrir as ovelhas. Cada carneiro pode cobrir em média 50 ovelhas mas os chamados “teaser” podem ir até às 150.
As ovelhas necessitam de um período inicial de 12 meses para começarem a parir. Em mais de 2/3 dos casos geram um cordeiro e uma em cada dez dão à luz mais do que um animal. No que sobra, cerca de 20% dos casos, não ficam prenhas ou não geram nenhum cordeiro.
O período de gestação é em média de 145 dias, o que quer dizer que começam a parir desde o final de Fevereiro até ao final de Abril. O ciclo de produção dos Borregos começa pois entre o início de Março e Maio e dura entre 5 e 8 meses.
Todos os matadouros que obedecem às regras QSM – Quality Standard Mark – Lamb British, são inspeccionados por uma entidade independente e acreditada para verificar “compliance” com os standards de procedimentos e especificações, nomeadamente respeitando a redis, bem estar, higiene, processo de insensibilização e abate, refrigeração, classificação, armazenagem, desmancha, embalagem, etiquetagem, transporte e traçabilidade.
Para saber como as carcaças são classificadas, clique aqui.
Todavia, o objectivo é disponibilizar produto durante todo o ano através de embalagens convenientes para o consumidor através de pequenas porções na ordem dos 250grs disponibilizados através de bandejas tipo “skin pack”. Essas porções são de Bifes da Alcatra ou Costeletas e neste caso é conveniente que sejam obtidos a partir de animais maiores que permitem obter bifes e costeletas com mais carne, logo mais adequados a preparações simples como grelhar ou fritar.