Animais, Raças e Carcaças
Raças e Cruzamentos
Existem mais de 100 raças classificadas no UK.
O desenvolvimento genético é uma ciência que procura selecionar e aprimorar os carneiros e os casamentos ideais com as ovelhas para assim obter melhores taxas de fecundidade, animais mais sãos e fáceis de criar, atingindo os pesos pretendidos de forma mais rápida e consistente. Para se ter uma ideia dessa diversidade deixamos aqui nas imagens ao lado uma indicação das raças mais utilizadas.
A genética tem vindo a procurar aprimorar as aptidões das raças para melhorar a produtividade e assim tem vindo a desenvolver cruzamentos entre diferentes raças, protegendo, todavia, o stock de raças puras que permitem dar seguimento a esses processos.
Por isso podemos dizer que hoje os cruzamentos representam cerca de 60% contra 40% das puras.
Suffolk
Ao cobrir ovelhas híbridas das planícies, produz borregos de crescimento rápido e daí a sua popularidade no Reino Unido. As suas aptidões fazem com que seja o mais utilizado nos programas de desenvolvimento genético.
British Texel
A ovelha texel é robusta e excepcionalmente económica. A sua lã é frisada, fina e de densa fibra o que protege naturalmente os animais à nascença. Os talhantes apreciam em particular os jarretes redondos e a espessura dos dorsos.
Blackface
Criados ao ar livre, a sua carne é reconhecida pela subtileza do gosto. A raça é originária da Escócia e cruzada com carneiros Blueface Leicester dá origem aos populares Scotch Mule. Ou com os carneiros Border Leicester originando borregos Greyface.
Blueface Leicester
As ovelhas cruzadas também chamadas mulas tais como a NorthCountry, Welsh ou Scotch estão entre as mais populares como na foto acima.