Saúde e Nutrição
Nesse sentido, todas as classes de alimentos são saudáveis se forem consumidos numa proporção equilibrada a que se convencionou chamar de “Roda dos Alimentos”.
Essas características tornam esta carne como um elemento obrigatório em todas as etapas do crescimento e desenvolvimento do ser humano.
Alto valor nutricional
No que toca à gordura, a carne de borrego apresenta uma quantidade variável, e que está diretamente relacionado com a dieta, idade, sexo e alimentação do animal. A sua composição inclui gorduras saturadas e monoinsaturadas, possuindo níveis ligeiramente mais elevados de gordura saturada.
No entanto, o sebo da carne do borrego contém gorduras trans, que, ao contrário das encontradas em alimentos processados, são consideradas benéficas para a saúde.
Fonte de vitaminas e minerais
Entre as vitaminas, destacam-se a presença do complexo B, em especial, B3 (niacina), que quando não é ingerida nas doses necessárias, aumenta o risco de doença cardíaca. Também a B6 e B12, responsáveis por uma boa saúde cardiovascular, pelo desenvolvimento e manutenção das células nervosas e aliadas na prevenção de doenças como a depressão, Alzheimer e outras demências.
Em relação à vitamina B12, apenas é encontrada naturalmente em alimentos de origem animal.
No que toca aos minerais, a carne de borrego tem altos índices de fósforo, ferro, zinco, magnésio e potássio.
Também possui fósforo (mineral), muito benéfico para os ossos e dentes, assim como para as nossas defesas. tem um bom teor de zinco, um mineral que contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário e reprodutivo.
Efeito antioxidante
Ajuda também a retardar o envelhecimento do organismo e renovação da pele, adiando doenças causadas pela idade e demências.