os animais

Os Animais

borrego selo topo

Animais, Raças e Carcaças

Em termos de qualidade pode-se dizer que o Borrego está para o Reino Unido como a Sardinha está para Portugal!

Ciclo de Produção e Abate

Em regra no Reino Unido existe um ciclo de produção por ano.

Tudo começa em Setembro quando os carneiros e as ovelhas são avaliados em termos das suas compatibilidades e ajustes a fazer no crescimento e alimentação.

Outubro é o mês em que os carneiros são chamados a cobrir as ovelhas. Cada carneiro pode cobrir em média 50 ovelhas mas os chamados “teaser” podem ir até às 150.

As ovelhas necessitam de um período inicial de 12 meses para começarem a parir. Em mais de 2/3 dos casos geram um cordeiro e uma em cada dez dão à luz mais do que um animal. No que sobra, cerca de 20% dos casos, não ficam prenhas ou não geram nenhum cordeiro.

O período de gestação é em média de 145 dias, o que quer dizer que começam a parir desde o final de Fevereiro até ao final de Abril. O ciclo de produção dos Borregos começa pois entre o inicio de Março e Maio e dura entre 5 e 8 meses.

borrego ciclo producao
borrego animais abate
De salientar que as taxas de crescimento não são todas iguais. Dependem das raças, cruzamentos e alimentação. Por volta dos 5 meses o borrego já dá uma carcaça na ordem dos 13 / 14Kgs e pode ir acima dos 30Kgs no final do período. Tal coincide pois com a maior abundância de pasto nos campos, permitindo uma alimentação natural de erva e trevo, determinante para não só para a sua produtividade e custo, assim como no desenvolvimento das suas qualidades organolépticas.

Todos os matadouros que obedecem às regras QSM – Quality Standard Mark – Lamb British, são inspeccionados por uma entidade independente e acreditada para verificar “compliance” com os standards de procedimentos e especificações, nomeadamente respeitando a redis, bem estar, higiene, processo de insensibilização e abate, refrigeração, classificação, armazenagem, desmancha, embalagem, etiquetagem, transporte e traçabilidade.

Para saber como as carcaças são classificadas, clique aqui.

O consumidor português tem preferência por carcaças mais pequenas, ideais para as preparações tradicionais como o Borrego assado ou os ensopados. Daí que o grande período de fornecimento a Portugal, ocorre entre Novembro e Dezembro quando o peso médio de carcaça se situa entre os 13 e os 15Kgs e o produto é mais procurado nos lares portugueses sobretudo para o Natal.

Todavia, o objectivo é disponibilizar produto durante todo o ano através de embalagens convenientes para o consumidor através de pequenas porções na ordem dos 250grs disponibilizados através de bandejas tipo “skin pack”. Essas porções são de Bifes da Alcatra ou Costoletas e neste caso é conveniente que sejam obtidos a partir de animais maiores que permitem obter bifes e costoletas com mais carne, logo mais adequados a preparações simples como grelhar ou fritar.

Slide borrego ciclo1 Slide borrego ciclo2 Slide borrego ciclo3