os animais

Os Animais

borrego selo topo

Animais, Raças e Carcaças

Em termos de qualidade pode-se dizer que o Borrego está para o Reino Unido como a Sardinha está para Portugal!

Classificação das Carcaças

O formato das carcaças de borrego varia e muito.

Nem todos os formatos são aceitáveis porque os seus rendimentos variam enormemente e essa é uma dos objectivos fundamentais nos desenvolvimentos genéticos. Dito de outra forma, o valor e consequentemente o preço variam bastante com a classificação das carcaças no quadro apresentado.

Todas as carcaças são classificadas de acordo com estas escalas e dessa clasificação depende o seu preço. Esse quadro mostra 2 eixos: a capa de gordura que cobre a carcaça cuja classificação vai de 1 a 5, sendo 1 as menos gordas e 5 as mais gordas. A melhor pontuação situa-se entre o 2 e o 3L.

A conformação da carcaça tem em conta a sua estrutura e preenchimento. As carcaças mais bem pontuadas são as que têm uma estrutura mais larga e bem preenchida pelos músculos, que ficam mais arqueados na zona das nádegas, dorso e à volta dos ombros. Uma carcaça mais estreita e com menor definição muscular é fortemente penalizada. O que é exigido para que o produto possa beneficiar do selo de qualidade QSM – Quality Standard Mark, é Classe de gordura: 2 a 3H Classe de conformação: E a O.

borrego carcacas esquema