os animais

Os Animais

borrego selo topo

Animais, Raças e Carcaças

Em termos de qualidade pode-se dizer que o Borrego está para o Reino Unido como a Sardinha está para Portugal!

Raças e Cruzamentos

O património genético no Reino Unido é enorme, pois as condições naturais como o clima e os solos são os ideais para a criação e reprodução destes animais.

Existem mais de 100 raças classificadas no UK.

O desenvolvimento génetico é uma ciência que procura seleccionar e aprimorar os carneiros e os casamentos ideais com as ovelhas para assim obter melhores taxas de fecundidade, animais mais sãos e fáceis de criar, atingindo os pesos pretendidos de forma mais rápida e consistente. Para se ter uma ideia dessa diversidade deixamos aqui nas imagens ao lado uma indicação das raças mais utilizadas.

A genética tem vindo a procurar aprimorar as aptidões das raças para melhorar a produtividade e assim tem vindo a desenvolver cruzamentos entre diferentes raças, protegendo todavia o stock de raças puras que permitem dar seguimento a esses processos.

Por isso podemos dizer que hoje os cruzamentos representam cerca de 60% contra 40% das puras.

racas carneiros puras
racas ovelhas puras
Ovelhas Cruzadas

Passamos agora a caracterizar apenas as raças mais importantes para perceber as suas características e qualidades.

borrego racas suffolk

Suffolk

O carneiro Suffolk é facilmente identificado pela sua cabeça e patas negras. Permite um crescimento muscular rápido, evitando a formação de gordura excessiva.

Ao cobrir ovelhas híbridas das planícies, produz borregos de crescimento rápido e daí a sua popularidade no Reino Unido. As suas aptidões fazem com que seja o mais utilizado nos programas de desenvolvimento genético.

borrego racas texel 1

British Texel

A sua reputação deve-se às aptidões incomparáveis para produzir borregos bem conformados. A raça desenvolve-se muito bem em pastagens relativamente pobres.

A ovelha texel é robusta e excepcionalmente económica. A sua lã é frisada, fina e de densa fibra o que protege naturalmente os animais à nascença. Os talhantes apreciam em particular os jarretes redondos e a espessura dos dorsos.

borrego racas blackface

Blackface

A raça Blackface é a mais importante no UK. Os animais são reconhecidos pelos seus cornos vistosos assim como pelas cabeças e patas negras e um pouco de branco. A principal aptidão desta raça é tirar partido das pastagens de altitude, produzindo borregos quer para ciclos curtos quer longos.

Criados ao ar livre, a sua carne é reconhecida pela subtileza do gosto. A raça é originária da Escócia e cruzada com carneiros Blueface Leicester dá origem aos populares Scotch Mule. Ou com os carneiros Border Leicester originando borregos Greyface.

borrego racas blueface leicester

Blueface Leicester

O berço da raça situa-se no condado de Northumberland aonde no início do século passado se procurou cruzamentos com as raças rústicas locais como os Blackface ou os Swaledade.

As ovelhas cruzadas também chamadas mulas tais como a NorthCountry, Welsh ou Scotch estão entre as mais populares como na foto acima.