Saborosa

Saborosa

borrego selo topo

Saborosa

Assada, Frita ou Grelhada, a carne de borrego é sempre saborosa. Veja aqui as melhores receitas para preparar o seu borrego e quais os temperos e parcerias que a tornam ainda melhor!
saborosa temperos ervas

As ervas aromáticas e Condimentos

O borrego e as ervas aromáticas: um casamento perfeito!

O tomilho, o rosmaninho e o alho (simplemente picado) são os clássicos. O anis também está presente sob a forma de estrela ou em pasta nas preparações para cozeduras. Os cominhos, coentros, a canela, a noz moscada e o cardamomo encontram-se sobretudo nos caris, mas cada um pode aportar separadamente um toque especiado.

A cozinha persa associa com frequência o açafrão à carne de borrego. Quanto à menta e ao estragão, ocupam também posições relevantes.

saborosa temperos frutos

Que frutos nas receitas à base de borrego

O alperce seco é muito utilizado nas preparações para encher as pás de borrego. As cerejas estão presentes nas cozinhas turca e russa.

No Irão, os potes de carne de borrego são embelezadas com ruibarbo e as amendoas, toques típicos das cozinhas árabes. Todas as cozinhas do mundo e em particular as de Marrocos e da Grécia, utlizam sumo e raspas de limão confitado para aportar um toque de frescura, particularmente nas tajines e nos grelhados.

As marinadas, um toque subtil para perfumar a sua carne de borrego ao seu gosto!

Marinada ao gengibre, hortelã pimenta e ao mel

1. Misturar 3 dentes de alho picados, 250 ml de sumo de laranja fresco, 60 ml de molho de soja, 60 ml de mel, 30 ml de hortelã pimenta fresca picada, 30 ml de gengibre fresco picado.

 

2. Temperar com sal e pimenta acabada de moer a gosto.

 

3. Cobrir a carne com este preparo, cobrir e deixar marinar durante 2h mínimo no frigorífico.

 

Marinada à hortelã pimenta

1. Misturar 6 colheres de sopa de azeite com 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico e um ramo de hortelã pimenta fresca picada.

 

2. Temperar à vontade com sal e pimenta.

 

3. Deixar marinar a carne 1 hora no frigorífico.

saborosa temperos marinada 1

Marinada ao limão e tomilho

1. Misturar 10 cl de azeite, 4 colheres de sopa de sumo de limão e um punhado de tomilho fresco.

 

2. Temperar à vontade com sal e pimenta.

 

3. Banhar a carne com a marinada e deixar no mínimo 1h no frigorífico.

saborosa temperos especiarias

Que especiarias escolher

Os diferentes cortes de carne prestam-se a receitas com especiarias.

Quer sejam borrifadas no final ou integradas na marinada ou num molho, as especiarias permetem que a carne se revele, de lhes dar “gosto exótico” e de aportar uma bela coloração ao conjunto.

É a astúcia que poderá transformar um prato um pouco sem graça numa criação saborosa e original. No borrego, utilizar-se-á sobretudo canela, cardamomo, cravinho, cuminhos, curcuma, caril, gengibre…