Saúde e Nutrição

Saúde e Nutrição

borrego selo topo

Saúde e Nutrição

Graças a uma elevada quantidade de nutrientes fundamentais para o organismo, a carne de borrego deve ser consumida ao longo de toda a vida.
Não existem classes de alimentos saudáveis ou não saudáveis, mas em qualquer classe existirão uns mais saudáveis do que outros. Tudo depende do seu processo de produção e dos aditivos ou não que são forçados a incluir por força desse processo ou para garantir determinados “benefícios” para o consumidor (os chamados produtos “light” por exemplo).

Nesse sentido, todas as classes de alimentos são saudáveis se forem consumidos numa proporção equilibrada a que se convencionou chamar de “Roda dos Alimentos”.

saude roda alimentos 2
nutricao foto1
Elemento habitualmente presente nas cozinhas de todo o mundo, dieta mediterrânica incluída, a carne de borrego é uma excelente fonte de nutrientes, sendo especialmente rica em ferro, vitaminas, minerais e proteínas de alta qualidade, assumindo-se como um componente fundamental de uma dieta saudável.

Essas características tornam esta carne como um elemento obrigatório em todas as etapas do crescimento e desenvolvimento do ser humano.

Alto valor nutricional

Rica em proteína de elevada qualidade — o que significa que contém todos os nove aminoácidos essenciais que precisamos de obter através da dieta porque o nosso corpo não os produz —, a carne de borrego contribui para o crescimento e reparação dos músculos, ossos e pele. Já para não falar de que é uma excelente fonte de energia.

No que toca à gordura, a carne de borrego apresenta uma quantidade variável, e que está diretamente relacionado com a dieta, idade, sexo e alimentação do animal. A sua composição inclui gorduras saturadas e monoinsaturadas, possuindo níveis ligeiramente mais elevados de gordura saturada.

No entanto, o sebo da carne do borrego contém gorduras trans, que, ao contrário das encontradas em alimentos processados, são consideradas benéficas para a saúde.

nutricao foto valor nutricional
nutricao foto vitaminas

Fonte de vitaminas e minerais

Ao tornar a carne de borrego como um elemento presente na dieta, está também a contribuir para inúmeras melhorias na saúde, já que é fonte de vitaminas e minerais.

Entre as vitaminas, destacam-se a presença do complexo B, em especial, B3 (niacina), que quando não é ingerida nas doses necessárias, aumenta o risco de doença cardíaca. Também a B6 e B12, responsáveis por uma boa saúde cardiovascular, pelo desenvolvimento e manutenção das células nervosas e aliadas na prevenção de doenças como a depressão, Alzheimer e outras demências.

Em relação à vitamina B12, apenas é encontrada naturalmente em alimentos de origem animal.

No que toca aos minerais, a carne de borrego tem altos índices de fósforo, ferro, zinco, magnésio e potássio.

O ferro que contém é importante para o transporte de oxigénio pelo nosso organismo, para a produção de energia e para o sistema imunitário (também conhecido pelo escudo que nos protege de agressões exteriores, como bactérias).

Também possui fósforo (mineral), muito benéfico para os ossos e dentes, assim como para as nossas defesas. tem um bom teor de zinco, um mineral que contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário e reprodutivo.

Efeito antioxidante

Além das vitaminas e minerais, a ingestão desta carne proporciona uma ação antioxidante, graças a vários nutrientes e bioativos: a creatina é um aminoácido que é fonte de energia para os músculos, tal como a taurina, ainda que este último acrescente uma influência importante para a saúde do coração, a presença de triptofano é fundamental para a síntese de serotonina — uma das hormonas da felicidade, o ácido linoleico conjugado (CLA), que atua positivamente sobre o metabolismo das gorduras, facilita o ganho de massa muscular a glutationa, poderoso antioxidante e desintoxicante, é útil na proteção das células contra radicais livres, no reforço do sistema imunitário e na prevenção de doenças respiratórias e psiquiátricas.

Ajuda também a retardar o envelhecimento do organismo e renovação da pele, adiando doenças causadas pela idade e demências.

nutricao foto antioxidante