Os Animais

Os Animais

bovino selo qsm

Animais, Raças e Carcaças

São os animais que nos dão a carne. Por isso, é neles que tudo começa e tudo acaba.

As raças e suas aptidões

A criação de gado sistemática tendo em vista o produção de carne de qualidade terá começado precisamente no Reino Unido, pois foi aonde existiram e ainda existem as melhores condições para o fazer.
bovino racas foto1
bovino racas foto2
Aquelas que hoje são consideradas como as grandes raças internacionais como o Aberdeen Angus ou Hereford, foi lá que começaram, aonde foram aprimoradas e depois exportadas para outros países aonde se adaptaram às condições locais,

  • quer para serem comercializadas como raças puras;
  • quer pela sua capacidade de se cruzarem com raças autóctones das regiões de destino e assim obter resultados híbridos melhores que as raças locais por si só não permitiam.

Vamos então abordar vários aspectos relacionados com as características das raças autóctones do UK que permitem obter a melhor carne.
bovino racas abeerdeen angus

Aberdeen Angus

O reconhecimento desta raça deu-se em 1824 quando  William McCombie  criou a sua primeira manada a partir do gado que adquiriu ao Sr. Hugh Watson, no condado de Angus. Mas só em 1862 é que nasceu o primeiro livro genealógico da raça após Sir George MacPherson-Grant a ter aprimorado durante a sua vida.

Descrição: de aspecto incontornável, negro uniforme, corpo robusto mas esqueleto fino, cabeça curta, testa e orelhas largas.

Dimensões: um macho adulto mede 1,40mt e pesa 1ton enquanto as vacas medem 1,30mt e pesam 800 Kgs.

bovino racas hereford

Hereford

Terá sido reconhecida no Sud-Oeste de Inglaterra no final do sec XIX, mais precisamente em 1873 com a publicação do primeiro livro genealógico da raça com 152 reprodutores. Daí, veio a instalar-se progressivamente nos EUA, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, graças às suas aptidões.

Mas terá sido em 1750 que Benjamim Tompkins isolou o primeiro Hereford a partir do seu touro Silver Bull.

O que diferencia a Hereford no UK da de outros países, é a pureza da raça no UK pois desde 1886, o livro ficou fechado para todo e qualquer animal cuja genealogia / vaca parideira não tenha sido previamente registada.

bovino racas shorthorn

Shorthorn

É das raças mais antigas do mundo, tendo sido os seus primeiros pedigrees registados no Coates Herd Book de 1822.

Um touro adulto pesa 1,000kgs enquanto a vaca chega aos 600kgs. De cor avermelhada ou branca, é caracterizada pela sua sólida estrutura esquelética. A vaca Shorthorn é uma fêmea parideira moderna e produtiva. Fértil, robusta, dócil, de grande longevidade e fácil de manipular e de parir.

O seu estatuto de “Great Improver” é o resultado da sua aptidão única para se cruzar com outras raças para produzir uma vaca parideira ideal. A raça Shorthorn foi utilizada para construir mais de 40 raças de bovinos no mundo. Os seus touros são utilizados para obter excelentes novilhas em aleitamento.

A sua carne, bem marmoreada, é de alta qualidade degustativa.

bovino racas southdevon

South Devon

Também conhecidos como os “Orange Elephants”, pela sua cor e volumetria, a raça South Devon é a que produz animais mais corpulentos.

Acredita-se que são descendentes do gado vermelho da Normandia que atravessou o canal da Mancha aquando da invasão e tomada de poder dos normandos sobre as ilhas britânicas no longínquo sec XI.

A sua estrutura óssea permite um forte desenvolvimento muscular que rapidamente atinge a maturidade originando grandes carcaças.

bovino racas longhorn

British Longhorn

As suas origens são seguramente do sudoeste da França, não sendo por acaso que as grutas de Lascaux exibem orgulhosamente desenhos dos seus antepassados!

São fácilmente identificáveis pelo seu par de cornos virados para a frente cuja envergadura chega a atingir um metro e que se destinam a proteger as suas crias. Todavia e apesar do seu aspecto temível, trata-se de animais dóceis de notável rusticidade e resistência, que para além de parir os seus vitelos, produziam leite e puxavam charruas até ao fim dos seus dias.

As suas aptidões para a produção de carne foram desenvolvidas no sec XVIII por Robert Blackwell.

bovino racas lincoln red

Red Lincoln

As suas remotas origens ascendem aos Vikings que as terão trazido para solo inglês a partir do sec IX.

Foi muito desenvolvida no sex XIX por criadores de Lincolnshire que cruzaram bois Durham and York com vacas locais rústicas desenhadas para melhorar a sua conformação.

As suas aptidões para um desenvolvimento rápido fizeram com que fosse exportada para mais de 20 países no início do sec XX.

bovino racas redpoll

Red Poll

A lustrosa e acastanhada raça Red Poll nasce sem cornos, tendo resultado do cruzamento da leiteira Suffolk Dun com a “carnívora” Norfolk Red. O seu livro genealógico, Red Poll Cattle Society”  foi criado em 1888.

É um tipo de gado polivalente, cujo pastoreio e de muito baixo custo, muito comum no Reino Unido até começar a ser substituída por outras raças continentais. Actualmente funciona sobretudo enquanto vacas parideiras.