Saborosa

Saborosa

bovino selo qsm

Saborosa

Grelhada, frita ou assada, a carne de bovino britânica é muito saborosa. Veja aqui como deve ser preparada e quais as melhores receitas que tiram partido de todo o seu sabor e suculência.

Fritar o bife perfeito

Os Bifes podem ser obtidos a partir de uma variada gama de cortes e processos de confecção. Versáteis, saborosos e tenros, existe uma forma de Bife para cada ocasião, desde uma refeição rápida do meio da semana até um jantar formal.

Aqui deixamos algumas dicas de como fritar o Bife perfeito, sempre. Estas sugestões eliminam a insegurança ou a imprevisibilidade do resultado final. Há muitas formas de cozinhar um Bife e cada um terá o seu método preferido. Há ainda outros factores que influenciam o resultado final mesmo antes de começar a preparação. Chamamos pois a atenção para alguns detalhes que devem ser tomados em conta.

  • Remover os Bifes do frigorífico 30 minutos antes de os cozinhar, deixando-os à temperatura ambiente.
  • Pincele ambos os lados com azeite
  • Temperar de ambos os lados com sal e pimenta fresca moída.

bovino saborosa prep1
bovino saborosa prep2

Para um Bife com uma altura de 2cms

  • assegure-se que a frigideira, a grelha ou a chapa, estão de facto muito quentes antes de lá colocar o Bife;
  • Colocar o Bife na superfície quente e ouça o crepitar que surge no momento do contacto. Este processo sela os sucos dentro do próprio Bife, evitando que eles se esvaiam para a superfície o que nesse caso deixariam a carne bem menos suculenta;
  • Deixe cozer o primeiro lado durante 4 mins sem mexer na carne;
  • Usar uma espátula para virar com gentileza o Bife para o outro lado deixando cozinhar pelo mesmo tempo;
  • Remover da superfície para um prato aquecido. Cobrir com folha de alumínio e deixar descansar antes de servir por alguns minutos. Servir simplesmente com salada ou adicionando um molho gourmet para dar um toque de sofisticação.

Grelhar no carvão o bife perfeito

Quando o tempo começa a aquecer, é agradável cozinhar ao ar livre numa boa barbecue, desfrutando de todo o sabor da carne grelhada que é conferida pelo carvão.

Há todo um conjunto de cortes de bovino ideais para a barbecue. Mas pode também optar por espetadas com cubos de carne ou as koftas a partir de carne picada, assim como burgers, salsichas ou bifes, há opções para toda a gente!

Há toda uma gama de cortes que podem dar um bom bife para grelhar no carvão, quer do Traseiro, quer do Dianteiro (ver Cortes de Bovino). Mas para além do Bife em si, a grelha no carvão é ideal para o Entrecôte (Ponta do Acém) com osso, ou ainda espetadas aos cubos, espetadas kofta com carne picada ou hamburgers gourmet.

Para um Bife com uma altura de 2cms

  • Remover os Bifes do frigorífico 30 minutos antes de os cozinhar, deixando os à temperatura ambiente;
  • Pincele ambos os lados com azeite;
  • Temperar de ambos os lados com sal e pimenta fresca moída;
  • Certifique se que a carne crua é manipulada higiénicamente e que as carnes cruas estão separadas das cozidas;
  • Se utilizar carne congelada, descongele durante a noite no frigorífico;
  • Dê tempo ao barbecue para aquecer com bastante antecedência;
  • “Take it easy”, o barbecue não é só chamas e fumo;
  • Não esteja sempre a voltar a carne, pois corre o risco de ficar seca e dura;
  • Cozinhar os burgers até que fiquem bastante quentes e os sucos libertados fiquem incolores.

bovino saborosa prep3

Assar

Existe uma vasta gama de cortes para assar, para servir todas as ocasiões, gostos e orçamentos.

1. Posicionar as placas de forma a que a carne fique situada bem ao centro do forno.

2. Colocar a carne numa assadeira que possa ir ao forno, virando a parte com a gordura para cima e colocar sobre o tabuleiro de grelha. Tal permitir á aos sucos de fluirem e conferir uma tonalidade rosada à carne de forma natural.

3. Poderá utilzar um termómetro a fim de verificar a temperatura de cozedura. Existem 2 tipos. O primeiro serve para inserir no centro da peça crua ou no local mais espesso para verificar a temperatura de forma a que uma vez atingida a desejada se dê como finalizada a confecção. O segundo, a inserir na peça após a preparação, que lhe vai dar a temperatura em tempo real. Como auxiliar de memória, as temperaturas devem ser: Bovino ao ponto – 70 75°C, Bem cozido – 75 80°C.

4. Em alternativa, outros indicadores há que indiciam com segurança, quando o assado atingiu o ponto óptimo tais como a facilidade com que a carne se separa dos ossos, mau grado nem toda a gente goste dos assados da mesma maneira.

5. O seu forno pode ainda ter programas automáticos que controlam toda a cozedura e lhe permitem dedicar se a outras tarefas durante o processo. Melhor ainda s e tiver um forno combinado (com cozedura a vapor) ou com funcionalidades de clima, que lhe permitem em determinados momentos a injecção de vapor, tornando a carne mais suculenta e a pele mais crocante.

6. Deixar repousar a carne durante 5 10 minutos após a cozedura, de forma a permitir a distenção das fibras e para que os sucos se repartam uniformemente e assim o assado ser mais fácil de cortar.

Receitas

bovino saborosa prep receita1

Rolo de Bovino Assado, esfregado em especiarias

bovino saborosa prep receita2

Rosbife com Sementes
de Sésamo e Limão

bovino saborosa prep4

Slide bovino saborosa prep desossar1 Slide bovino saborosa prep desossar2 Slide bovino saborosa prep desossar3

Desossar a carne assada

É natural que se fique um pouco à nora quando há que desossar um pedaço de carne já assado. Mas estamos aqui para ajudar!

Agarre numa ponta das costelas e com a faca comece a cortar com cuidado na parte de trás das mesmas, até que sejam removidas completamente da carne.

Retire algum elástico que tenha sido aplicado no talho ou nervo que sobressaia na junção da carne com o osso. Insira o garfo de trabalho adequado com firmeza na carne (deverá ser um garfo com dois dentes comprido s) e com suavidade deixe a faca deslizar para fazer o trabalho, cortando fatias homogéneas.

A propósito da faca adequada deve se utilisar uma faca com uma lâmina bastante larga, longa, lisa e rígida. Uma faca com algum peso ajuda na precisão do corte. As sim, a lâmina pode cruzar toda a carne de uma só vez. Escolha uma que tenha um bom cabo que a mão consegue segurar bem. Dois aspectos são fundamentais: o peso e o equilíbrio da faca. O peso permite reduzir o comprimento da lâmina.

Saltear na frigideira / Stir fry

Saltear consiste em cozinhar rápidamente pequenos pedaços macios com a ajuda de uma frigideira sobre o fogão, sem tampa.

1. Utilisar uma frigideira ou tacho de fundo grosso;

2. Para um melhor resultado, queira utilizar apenas pequenas quantidades de óleo ou manteiga;

3. Confirme que o óleo está bem quente, antes de deitar os bocados de bovino;

4. Selar rapidamente cada um dos lados a fim de reter os sucos e manter a carne macia;

5. Não vire os bifes por mais que uma vez durante a preparação. Se os deixar cozinhar sem os manipular ficarão ainda mais suculentos;

6. Se estiver a utilizar uma frigideira para grelhar, junte uma pequena porção de óleo nos dois lados dos bifes, costoletas ou escalopes, assegurando se que a frigideira está bem quente antes de colocar a carne.

bovino saborosa prep5
bovino saborosa prep6

No caso de utilizar um Wok Stir fry

1. A preparação no wok é um processo rápido e ideal quando utilisa apenas pequenas tiras ou lamelas de carne e legumes em poucos minutos;

2. Este método não necessita mais do que uma pequena quantidade de óleo (1 colher de sopa). Utilise azeite ou um óleo vegetal que possa ser aquecido a alta temperatura. Empregue um wok anti aderente ou uma frigideira grande

3. O utensílio deve estar bastante quente antes de adicionar a carne que deve espirrar logo que entra em contacto com a superficie quente do wok. Idealmente, a carne deve ser desengordurada e fatiada com uma grossura de 1 cm aprox, no sentido contrário às suas fibras afim de a amaciar e evitar que encolha.

Receitas

bovino receitas tiras teriyaki

Tiras de carne Teriyaki Stir-fry

Slow Cook

Cozinhar lentamente em caçarolas, pote de barro ou de ferro, é a forma ideal de trazer ao de cima o melhor de alguns cortes. Preparações curtas seguidas por um tempo longo de cozedura resulta muito em termos de sabor com pouco trabalho…e alguma paciência.

Aqui, a caçarola leva tempo mas não o seu tempo: execute a preparação inicial, coloque no forno e aproveite o tempo sobrante para outra tarefa tendo em mente que no final vai desfrutar de um prato saboroso, económico e fácil de fazer. No que sobrar, deixe arrefec er e guarde no frigorífico cobrindo com uma tampa.

Quanto reaquecer assegure-se que a comida está bem quente antes de servir. Experimente variações subtis com ervas ou especiarias adicionadas nesta segunda vez.

Receitas

bovino saborosa prep receita3

Beef
Bourguignon

bovino saborosa prep receita4

Autêntico Caril de
Carne Indiano Madras

bovino saborosa prep7

Cozinhar Carne Picada

A carne picada é o ingrediente mais versátil e fácil de cozinhar que terá na sua cozinha. É muito fácil de preparar e absorve outros sabores e especiarias com muita facilidade.

A carne picada não é só acerca de empadas, hamburgers ou bolonhesa; pode levá-lo à volta do mundo com espetadas picantes Kofta, pratos de arroz da Ásia ou de massas do Sul da Europa.

Receita

bovino saborosa prep receita5

Gourmet
Ranch Burgers

bovino saborosa prep8

Tempos de confecção

bovino tabela tempos confeccao