Saúde e Nutrição

Saúde e Nutrição

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Saudável

O consumo de carne de bovino magra como parte de uma dieta saudável é frequentemente posto em causa por implicações menos positivas associadas ao seu consumo excessivo.

Mas como iremos demonstrar, o seu consumo regrado contribui sem dúvida para uma dieta saudável.

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Do’s & Dont’s

Especula-se muito que a carne vermelha, bovino em particular pode fazer mal à saúde por ser uma fonte do chamado mau colesterol e ser provavelmente cancerígena, de acordo com um relatório de 2015 da OMS. De realçar que a carne vermelha é um alimento natural, benéfico para a sua saúde desde que tenha sido bem manipulada, conservada e devidamente limpa.

Nesse sentido, opte por cortes mais magros ou separe os músculos limpando a gordura e o sebo que reside nas suas junções. Os seus aspectos negativos tais como a presença de gorduras saturadas podem assim ser reduzidos quer pela limpeza quer por um consumo adequado na ordem dos 500 grs semana.

Naturalmente que um bom amante de carnes pode comer mais, mas deverá compensar com alimentos protectores como os produtos hortícolas e a fruta.

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Enquanto a preparação raínha do sabor será um suculento naco de carne como um ribeye ou uma vazia adequadamente grelhada, há que ter cuidado com o fumo e em particular carbonizações a que a carne pode ficar sujeita se indevidamente manipulada, pois podem transportar componentes carcerígenos para os alimentos.

Daí que deve evitar estas preparações com frequência e optar por outras de cozinha lenta (slow cook) como estufados e guisados. Evite também o sal em demasia pelos seus efeitos nocivos na tensão arterial e cozinhe mais com recurso a especiarias ou piri piri que produzem excelentes resultados gustativos com muito pouco sal.

Roda dos Alimentos

Não existem classes de alimentos saudáveis ou não saudáveis, mas em qualquer classe existirão uns mais saudáveis do que outros. Tudo depende do seu processo de produção e dos aditivos ou não que são forçados a incluir por força desse processo ou para garantir determinados “benefícios” para o consumidor (os chamados produtos “light” por exemplo).

Nesse sentido, todas as classes de alimentos são saudáveis se forem consumidos numa proporção equilibrada a que se convencionou chamar de “Roda dos Alimentos”.

  • Fruta e vegetais
  • Pão, outros cereais e batatas
  • Leite e seus derivados
  • Alimentos com gordura e ou açúcar (incluindo soft drinks)
  • Carne e Peixe

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Conteúdo em Nutrientes

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A carne de bovino magra é:

  • Uma boa fonte de proteína e tem uma quantidade pequena de gorduras saturadas;
  • Fonte (entre 15% e 30%) de nutrientes Riboflavina (Vit B2), Potássio (k) Ferro (Fe) e Fósforo (P);
  • Rica Fonte (> 30%) de nutrientes Niacina (Vit B3), Zinco (Zn)Vitaminas B6 e B12.

Conteúdo em nutrientes na carne magra de bovino

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Benefícios para para a saúde dos nutrientes

Através da tabela abaixo pode ver quais os principais benefícios para a sua saúde quando consome moderadamente carne bovina magra, que são aportados atráves dos compostos presentes previamente identificados na tabela anterior.
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“Grass-Fed” Versus “Grain Fed”, Em termos de componentes

Conforme referimos na secção da Carne maturada, a alimentação do gado no UK é sobretudo com pasto (“grass-fed”) por oposição a outros países como nos EUA ou mesmo em Portugal em regiões mais secas aonde predomina o “grain-fed”.

Esse factor tem importantes implicações em termos de a carne proveniente de animais “grass-fed” ser mais saudável:

  • contém cerca de 5X mais ácidos Omega-3 e 2X mais Ácido Linoleico Conjugado;
  • Maiores quantidades de vitamina A (beta-carotenoid)b e vitamina E (protector das membranas celulares da oxidação.

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