sustentabilidade

Sustentabilidade

bovino selo qsm

Sustentabilidade

da carne de bovino no UK não é palavra vã. É o resultado de um conjunto de ações levadas muito a sério.
sust sublink1 fundo 1
sust sublink2 fundo
sust bovino sublink3 fundo
sust sublink4 fundo
sust sublink5 fundo

Pastoreio no UK é benéfico para o meio ambiente

  • O clima no UK e o tipo de solos calcário-argilosos, são ideais para o crescimento da erva que serve para alimentar o gado.

Cerca de 65% do território arável no UK é mais adequado para pastagens do que para qualquer outra actividade agrícola.

  • A criação de gado no UK é um factor determinante na manutenção e melhoramento da bio-diversidade. Contráriamente às florestas cujas arvores grandes inibem o crescimento das pequenas por falta de luz, os ambientes de pastagem em solos calcários no UK, contribuem com mais de metade dos locais de interesse científico dos habitats naturais de muitas espécies.

Cerca de 770 espécies de flores selvagens e 1,400 espécies de polinizadores e outros insectos dependem daqueles pastos para a sua sobrevivência.

sust pastoreio1
sust pastoreio2

A “ryegrass” ou trigo verde é a base do pasto no UK, crescendo em solos expostos a climas frios e húmidos. Contém uma apreciável quantidade de trevo branco e vermelho, altamente nutritivo para os animais e que contribui para a fixação da proteína.

Esta favorável composição do solo combinada com o aproveitamento do estrume são determinantes na fixação da água no solo e funcionam como fertilizantes naturais, evitando assim a utilização de fertilizantes sintéticos, que contribuem em larga escala para a libertação dos tão nefastos óxidos nitrosos.

Estão a ser desenvolvidos regimes de alimentação e armazenamento de estrume produzido no inverno quando o gado está recolhido, para difusão posterior no solo a partir da primavera, que reduzirão a concentração de amoníaco no estrume, reduzindo ainda mais drásticamente a emissão de gases, na ordem dos 90%.

  • Estima-se que são necessários 17,000lts de água para produzir 1Kg de carne de bovino. Acontece que 84,4% dessa água vem da chuva e 15,2% é agua utilizada na diluição da carga poluente. Ou seja, apenas 0,4% é água da torneira, o que equivale a cerca de 68lts.
  • Por último, a actividade de pastoreio no UK, permite aumentar a oferta de energias limpas antravés de painéis solares, turbinas eólicas assim como a utlização de tecnologias de digestão anaeróbia.
bovino sust pastoreio3