versatilidade

Versatilidade

bovino selo qsm

Versatilidade

As carcaças podem ser as mesmas mas os cortes não. Cada país vê o boi à sua maneira!

Os cortes da carne de bovino

As carcaças podem ser as mesmas mas os cortes não. Cada país vê o boi à sua maneira! Embora os animais possam ser muito parecidos se forem das mesmas raças independentemente de serem dos EUA, Brasil, UK ou Portugal, os cortes não o são.

Os cortes da carne refletem a cultura gastronómica de cada país e as preparações que os seus consumidores se habituaram a fazer com eles. E enquanto alguns são muito relevantes num país, noutro simplesmente não existem. Se a Picanha é um corte fundamental no Brasil, nos EUA ou no UK é praticamente desconhecido.

Noutros casos são as nomenclaturas distintas para tipos de cortes semelhantes.

bovino versatil carcacas1
Em Portugal, temos um mapa de cortes distinto dos demais, mas um tanto inspirado no britânico. Ao mesmo tempo, temos uma grande ligação com o Brasil e população brasileira residente.

Daí que tenhamos “importado” muitos dos seus cortes. Por fim, a internacionalização dos hábitos de consumo e life style americano através de cadeias de restauração especializadas em carne, tem vindo a revelar designações e cortes até então desconhecidos.

De tudo isto resulta uma amalgama de cortes e de nomes, susceptível de confundir o mais informado dos consumidores.

Carcaças por Países

O nosso objectivo nesta secção é o de, partindo da matriz portuguesa, enquadrar na medida do possível, os cortes populares dos outros países com quem mais nos relacionamos em termos de carne de bovino: o UK, o Brasil e os EUA que começam a ser bastante frequentes na restauração em Portugal.
bovino carcacas pt
bovino carcacas br
bovino carcacas uk
bovino carcacas usa